17 junho 2009

Juan José Millás

Juan José Millás é um escritor famoso em Espanha e um dos preferidos da Ana. Para além disso escreve uma coluna na revista de Domingo do El País que é sempre lida aqui em casa.

Estávamos nós a passear na Feira do Livro de Madrid e estava ele a dar autógrafos numa das tendas das editoras. A Ana decidiu oferecer-me um livro dele (escolhemos o último de contos) e lá fizémos a pequena fila para a assinatura.

"Gosto muito do que escreve. Ele é português e é o primeiro livro que vai ler seu". Eu sorrio, passo-lhe o livro para assinar e digo-lhe para o dedicar à Ana e ao Tiago.

Para ana y Tiago con un fuerte abrazo y mis mejores deseos de futuro, Juanjo Millás

A Ana desilude-se. Queria mais, queria uma dedicatória mais literária, mais de acordo com o que lhe tinha contado de nós. "Para que é que eu fui dizer que era o teu primeiro livro dele, que sou fã, que és português?". Humpf.

Não é fácil ter fâs e estar sempre à altura do que eles esperam de nós. Muito menos quando estamos em sessão de autógrafos...

1 comentário:

  1. Feira do Livro de Lisboa. Eu e uma amiga minha cruzamos com a banca do José Saramago que está a dar autógrafos para uma edição de um novo livro de contos dele com ilustrações. O ilustrador também está lá. Aproximamo-nos e pedimos um autógrafo. O Saramago faz o seu rabisco e acrescenta "Os desenhos não estão lá grande coisa, mas se quiser o ilustrador também podia autografar". Resposta pronta "O escritor também não se esforçou muito a escrever as histórias"...

    Valeu pela gargalhada que a Joana deu! Acredita!

    ResponderEliminar