10 novembro 2008

Rembrandt - pintor de histórias

Não são precisas muitas desculpas para ir ver os quadros de Rembrandt, ainda por cima com a boa companhia do Luis de Salamanca, que teve o amável gesto de me explicar grande parte da história dos quadros que andam pelo Prado (que bem que sabe ter uma explicação sobre as obras que de outra forma eu acharia apenas "bonitas").

Voltando ao Rembrandt, por 8€ de entrada e no novo espaço do Prado (está remodelado e tem uma ala nova chamada "Jerónimos" :-)), temos até 6 de Janeiro de 2009 a oportunidade de ver um conjunto de obras suas centradas nos temas biblicos e históricos. Chama-se "Rembrandt - Pintor de historias" e para quem me vier visitar vou recomendar vivamente.

Este quadro é o "Auto-retrato com traje oriental", 1631. Pormenor curioso: ele pintou-o primeiramente sem o cão e só passado um tempo o incluiu porque achou a sua imagem de corpo inteiro demasiado austera e queria dar um toque mais emocional...

2 comentários:

  1. Amigo - "Epá! Não está mau, mas falta-lhe qualquer coisa..."

    Rembrandt - "Hmm! Talvez se eu lhe pusesse um "novo" ali no canto superior direito, em grande, a vermelho!"

    A. - "Não! Não! É outra coisa"

    R. - "Já sei! Acho que as pessoas não vão perceber que sou eu! Vou escrever ali ao lado "Rembrandt" e depois ponho uma seta a apontar para mim. Assim, fica o problema resolvido!"

    A.- "Não. Sabes qual é o problema? Falta-lhe emocionalidade! Calor! Está muito frio! Não te queres pintar a sorrir? Um sorriso dá sempre uma outra proximidade a quem vê um retrato."

    R. - "Percebo o teu ponto. E porque é que não pintamos antes um cão?"

    A. - "Um cão resolvia. E é mais fácil."

    R. - "Vou pintar um cão!"

    ResponderEliminar
  2. tu levas uma rica vida levas...
    Maco

    ResponderEliminar