
Voltando ao Rembrandt, por 8€ de entrada e no novo espaço do Prado (está remodelado e tem uma ala nova chamada "Jerónimos" :-)), temos até 6 de Janeiro de 2009 a oportunidade de ver um conjunto de obras suas centradas nos temas biblicos e históricos. Chama-se "Rembrandt - Pintor de historias" e para quem me vier visitar vou recomendar vivamente.
Este quadro é o "Auto-retrato com traje oriental", 1631. Pormenor curioso: ele pintou-o primeiramente sem o cão e só passado um tempo o incluiu porque achou a sua imagem de corpo inteiro demasiado austera e queria dar um toque mais emocional...
Amigo - "Epá! Não está mau, mas falta-lhe qualquer coisa..."
ResponderEliminarRembrandt - "Hmm! Talvez se eu lhe pusesse um "novo" ali no canto superior direito, em grande, a vermelho!"
A. - "Não! Não! É outra coisa"
R. - "Já sei! Acho que as pessoas não vão perceber que sou eu! Vou escrever ali ao lado "Rembrandt" e depois ponho uma seta a apontar para mim. Assim, fica o problema resolvido!"
A.- "Não. Sabes qual é o problema? Falta-lhe emocionalidade! Calor! Está muito frio! Não te queres pintar a sorrir? Um sorriso dá sempre uma outra proximidade a quem vê um retrato."
R. - "Percebo o teu ponto. E porque é que não pintamos antes um cão?"
A. - "Um cão resolvia. E é mais fácil."
R. - "Vou pintar um cão!"
tu levas uma rica vida levas...
ResponderEliminarMaco