Esta exposição eu infelizmente não vou ver...
De 7 de Outubro a 28 de Dezembro está na New York Public Library uma exposição sobre a comunicação da indústria tabaqueira nos anos 20 a 50.
Tem um título um bocado grande demais para ser chamativo, mas as imagens valem por si: "Not a cough in a carload: Images used by tobacco companies to hide the hazzards of smoking".
Toda a exposição foi organizada pelo Dr. Robert Jackler da Stanford University Medical School (explica-se o longo título... se fosse um marketeer seria mais "Fumar, a criação de um ritual"), e examina como as tabaqueiras se esforçaram neste período para transmitir uma imagem saudável ao seu produto.
Uma estratégia era utilizarem endorsements de gente saudável e cheia de vigor como artistas de Hollywood ou atletas de elite.
Outra (e esta é a minha preferida) era falar sobre o medo de ganhar uns quilitos a mais: "Reach for a Lucky instead of a sweet."
Para isto obviamente valia tudo como utilizar imagens de médicos a fumar com grande satisfação ("More Doctors Smoke Camels"), comunicar estudos manhosos em que afinal fumar é a solução para a felicidade mundial e claro, bebés! ("Gee mommy, you sure enjoy your Marlboro").
Se assumirmos como todos estes movimentos são cíclicos (ainda me lembro do vinho ser mau e agora um copo à refeição é bom... ou a sardinha que era do pior e agora tem Omega-3) palpita-me que daqui a 60 anos estará uma exposição no mesmo sítio apresentando as campanhas de Actimel e todos os iogurtes com bactérias vivas e os nossos descendentes vão pensar "como é que isto era possível?"
Para verem todos cartazes podem seguir o link:
http://lane.stanford.edu/tobacco/index.html
Olá Tiago,
ResponderEliminarEstou a ver que te andas a cultivar culturalmente por Madrid...:-) Está tudo bem?
Ao ler este teu post lembrei-me de uma série que comecei a ver há pouco tempo que é sobre uma agência de publicidade dos anos 60 nos EUA.
O primeiro episódio é sobre como promover o Lucky Strike depois de se saber que isso afinal não fazia assim tão bem como estes cartazes anunciam... É que afinal aquilo até faz mal e não tira lá muito o apetite, para isso existe uma bebida muito boa que agora não vou dizer o nome (mas acaba em uso..). haha
A série chama-se Mad Men, e recomendo!! Para te lembrares do stress que era lançar campanhas...
Beijinhos,
Andreia Pereira