13 novembro 2008

Newton, o fotógrafo

Estabeleci uma obrigatoriedade para a minha vida madrilena: tenho de ir duas vezes por semana ver uma exposição ou fazer algo cultural. Bolas que ando a tirar um MBA em Gestão Cultural e era capaz de passar uma tarde a jogar Playstation!!
- "Não pode ser" disse eu.
- "Mucha cultura, mucha cultura pero salir a ver un museo nada..." disse a Ana.
- "Tá bem mas deixa-me só ver se consigo subir de divisão aqui no PES08" respondi.

Assim que, (depois de colocar o Sporting na Liga Master Division One) hoje comecei o meu plano com uma pequena exposição de fotos do Helmut Newton, o fotógrafo alemão celebrizado pelas suas fotos a preto e branco de mulheres nuas. Fui à Galeria La Fabrica (http://www.lafabrica.com/) e junto com um senhor idoso que desfolhava ansiosamente o livro completo com as suas fotos (reparem como digo senhor idoso e não velho rebarbado) lá vi uma exposição que achei muito fraquinha. As fotos não eram as melhores dele e o tamanho dos quadros era mínimo para ter qualquer impacto.

O que gostei mesmo foi da transcrição de uma frase do próprio Helmut Newton: "Some people's photography is an art. Mine is not. If they happen to be exhibited in a gallery or a museum, that's fine. But that's not why I do them. I`m a gun for hire." (Newsweek, 02/02/04)

Sem comentários:

Enviar um comentário