
Esta exposição eu infelizmente não vou ver...
De 7 de Outubro a 28 de Dezembro está na New York Public Library uma exposição sobre a comunicação da indústria tabaqueira nos anos 20 a 50.
Tem um título um bocado grande demais para ser chamativo, mas as imagens valem por si: "Not a cough in a carload: Images used by tobacco companies to hide the hazzards of smoking".
Toda a exposição foi organizada pelo Dr. Robert Jackler da Stanford University Medical School (explica-se o longo título... se fosse um marketeer seria mais "
Fumar, a criação de um ritual"), e examina como as tabaqueiras se esforçaram neste período para transmitir uma imagem saudável ao seu produto.
Uma estratégia era utilizarem endorsements de gente saudável e cheia de vigor como artistas de Hollywood ou atletas de elite.
Outra (e esta é a minha preferida) era falar sobre o medo de ganhar uns quilitos a mais: "
Reach for a Lucky instead of a sweet."
Para isto obviamente valia tudo como utilizar imagens de médicos a fumar com grande satisfação ("
More Doctors Smoke Camels"), comunicar estudos manhosos em que afinal fumar é a solução para a felicidade mundial e claro, bebés! ("
Gee mommy, you sure enjoy your Marlboro").

Se assumirmos como todos estes movimentos são cíclicos (ainda me lembro do vinho ser mau e agora um copo à refeição é bom... ou a sardinha que era do pior e agora tem Omega-3) palpita-me que daqui a 60 anos estará uma exposição no mesmo sítio apresentando as campanhas de Actimel e todos os iogurtes com bactérias vivas e os nossos descendentes vão pensar "
como é que isto era possível?"
Para verem todos cartazes podem seguir o link:
http://lane.stanford.edu/tobacco/index.html