30 abril 2009

Cuenca

Ontem foi dia de viagem a Cuenca. Fui com o Instituto Italiano ver o espaço onde vai decorrer a exposição do fotógrafo italiano Franco Fontana. Exposição que está incluída no programa deste ano do PHOTO ESPAÑA e que está a ser organizada por nós.
Cuenca é uma cidade razoavelmente grande que fica mais ou menos a meio caminho entre Madrid e Valência e que é conhecida pela sua zona antiga e particularmente pelas "casas colgadas", umas casas que estão construídas sobre a rocha e que estão mesmo na beirinha do precipício. Esta parte da cidade é realmente bonita, muito bem arranjada e merecedora da visita.
Já o resto, como todas as outras cidades é feito de prédios feiosos...

O que mais me gostou foi ver que eles estão a fazer um esforço muito grande para se posicionarem como "Cuenca, naturaleza y cultura": de natureza não é difícil porque de facto é tudo o que há em redor, mas de cultura, é impressionante ver que no pequeno centro da cidade têm fundações, centros culturais de arte moderna, salas de exposições, auditórios e museus com uma profusão, espaço e qualidade impressionante. Para além disso têm em grande relevo na Plaza Mayor que será capital europeia da cultura em 2016.
Como gostaria eu de ver uma estratégia assim para um Município português...

Sem comentários:

Enviar um comentário