01 setembro 2012

Tourada

Pela primeira vez na minha vida fui ver uma corrida de touros. Fomos há umas duas semanas à praça de touros de Gijón para ver a quarta corrida das festas de Begoña que todos os anos trazem aqui os toureiros mais famosos e muitos aficionados de todo o Norte.

Ao principio, vendo a praça decorada, o ambiente geral entre as pessoas, o folclore que gera ao redor com as roupas e os gestos dos toureiros tudo parecia correr bem mas a angustia começou quando entrou o pobre touro. Entram uns cavalos com umas armaduras e o cavaleiro dá-lhe uma estocada no dorso para o picar, depois entram os bandarilheiros que lhe espetam também no dorso umas estocadas mais com aquela coisa das bandeirinhas e depois finaliza com o toureio a pé.

Esse é aqui o prato forte (e nao há forcados no final). No total sao 6 touros e 3 toureiros, o que dá 2 touros para cada toureiro que termina no final por matar o touro na própria praça à frente de todos. Entendo que haja quem goste mas para mim foi um sofrimento ver um animal a ser ferido e morto em 15 minutos.

Nao é para mim. Pirei-me ao final do primeiro touro enquanto as pessoas se levantavam a aplaudir o toureiro e o touro morto era levado numa maca.

1 comentário:

  1. Eu nunca fui ver uma tourada e também não sou a favor de touros de morte. Ai falhas como verdadeiro asturiano que já és :)

    ResponderEliminar