07 janeiro 2010

World of Warcraft

O título da notícia do Diário de Notícias de hoje que mais me despertou a tenção era "Polícia americana encontra fugitivo em jogo online":

A polícia norte-americana andava à procura de Alfred Hightower, suspeito do crime de tráfico de droga. Encontrou-o com a ajuda da empresa que gere o 'World of Warcraft', o jogo que o fugitivo costumava jogar online. Há cada vez mais casos com contornos semelhantes.

A polícia de Kokomo, no Indiana, procurava o jovem Alfred Hightower por suspeitar de que este traficava marijuana. Durante as investigações, entrevistou amigos do suspeito e descobriu que o fugitivo é fanático por um jogo de guerra online. Pelas descrições das testemunhas, o xerife-adjunto de Kokomo, Matt Robertson, percebeu que o jogo a que as testemunhas se referiram é o "World of Warcraft", porque também o costuma jogar.
Através de uma procuração, a polícia conseguiu que a empresa que comercializa o jogo, a Blizzard Entertainment, lhe fornecesse os dados de acesso do fugitivo ao jogo online. Através do endereço de IP, existente em qualquer computador que se ligue à Internet, o xerife-adjunto Matt Robertson descobriu o paradeiro de Alfred Hightower, em Ottawa, Canadá.
Preso pela polícia canadiana, Alfred Hightower acabou por ser deportado para os Estados Unidos e vai apresentar-se no tribunal de Kokomo durante esta semana. Arrisca uma pena de até dez anos de prisão pelo crime que lhe é atribuído.
Nesta terça-feira, o xerife-adjunto de Kokomo teve outra ajuda preciosa da Internet: descobriu um traficante de droga enquanto navegava na rede social Facebook.
"Eu tinha ouvido o nome dele mas não tinha ideia nenhuma da sua aparência. Procurei o nome no Facebook e lá estava uma fotografia dele, num motel, com marijuana e uma pilha de notas ao lado", contou.

Moral da história, se és um traficante de droga criminoso procurado pela polícia (a) tenta não jogar o World of Warcraft com o teu nome e (b) não actualizes o teu registo no facebook com fotos em que apareces com marijuana e dinheiro. Simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário