15 maio 2009

Exames DELE

Hoje, para além de ser o dia de San Isidro, santo padroeiro de Madrid e feriado aqui na Comunidade, foi dia de exame DELE. O DELE é o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira e eu decidi fazê-lo porque assim fico com um certificado do nível de espanhol, o que claramente fica melhor no CV do que dizer que "falo bem espanhol..."

Fiz o nível superior, que é equivalente ao Proficiency do inglês e a verdade é que não é muito complicado para quem já cá está hás uns meses e fala espanhol todos os dias. Foi curioso porque há medida que respondia às perguntas, sobretudo aquelas sobre expressões típicas, ia-me lembrando de conversas com a Ana ou com amigos. Deu-me um pouco aquela impressão do Slumdog Millionaire, ou seja, a sabedoria não vem só dos livros ou do estudo, vem sobretudo do que vês, do que ouves, da atenção que dás às coisas do dia-a-dia...

O melhor momento foi a tentativa copiona da minha colega do lado. O exame era feito numa sala de aula da International House. Típica sala apertadinha em que estamos todos mais ou menos juntos. E a meu lado sentou-se uma senhora que não devia estar muito segura do seu espanhol... Como o teste é de preenchimento de quadradinhos, era vê-la a dar ao pescoço para confirmar onde é que estavam os meus quadradinhos coloridos. Cada página que eu virava lá pegava ela no seu exame e confirmava uma a uma.
O cúmulo foi o momento em que me pergunta (?) a meio do exame o que era a expressão "huraño". A sala em silêncio, a monitora ali ao lado, e esta parvalhona pede-me uma resposta do exame! Claro que a monitora ouviu e veio ao pé de nós dizer que não se podia falar. Eu olhei para ela com olhitos de cão triste como que a dizer "a culpa não foi minha" e ela entendeu que eu estava a ser vítima de abuso intelectual... A partir daí, continuou avidamente a ver as minhas respostas mas pelo menos calou-se.

1 comentário: