24 janeiro 2009

Uma casa na Revolutionary Road

Ontem à noite sessão de cinema.
Ainda temos a sensação de angústia no estômago com que nos deitámos.
O Leonardo di Caprio parece não crescer e continua com aquele ar de giraço que nos está a pedir para acreditarmos no bom actor que é. E a verdade é que é mesmo. Não tem de provar mais nada...
Não sabia muito sobre o filme, nunca tinha lido o livro sobre o qual é baseado, mas os actores e o realizador Sam Mendes davam muitas garantias. Agora o que vimos naqueles 100 minutos foi muito melhor do eu esperava.
Um filme capaz de descrever a asfixia numa vida cheia de convencionalismos e a frustração pela impossibilidade de nos livrarmos deles. Qualquer discussão entre o casal Wheeler nos anos 50 podia ser uma discussão do casal Rodrigues nos anos 2000 em qualquer apartamento de Telheiras. Mas Revolutionary Road não se fica pela história do típico casal que começa a viver junto, compra uma casa, tem filhos, faz programas com o "casal amigo" e um certo dia se pergunta o que é que andamos aqui os dois a fazer...
Parece que ninguém sabe a resposta excepto um personagem magnífico, um filho de uma vizinha que está internado num hospital psiquiátrico. Às vezes é preciso ser louco para poder ver as coisas como realmente são.

Não conto mais. Vejam o trailer e paguem os 5€ do bilhete. Devastadora mas necessária.



PS: Se alguém se perguntar que música é esta: Nina Simone, "Wild is the wind"
Podem ouvir na integra aqui em baixo.


Wild Is The Wind - Nina Simone

3 comentários:

  1. Teste
    Filomena&Inês

    ResponderEliminar
  2. T, o RR é realmente bom. Nunca vou ao cinema e fui a este apenas pelo o q li no te blog. As expectativas eram altas. Sai algo frustrada mas feliz.
    Percebo por q é q este filme te diz tanto. Tu és dos q tem coragem, e desses há muito poucos.
    Eu sou das q não tem mas sou feliz por não me rever neste filme. O dia-a-dia do trabalho não me frusta. Obvio que quero mais, queremos todos mas também já sei que a insatisfação permanente é desesperante. Que mal há numa vida simples? Conheço tanta gente feliz assim.
    Resumindo, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
    Continuo a LY. Beijo para a avó! Ines S.

    ResponderEliminar
  3. Ah, e a música é brutal. Há uma versão david bowie genial!
    b, IS

    ResponderEliminar