19 abril 2010

Poetas em Portugal

Estava a ler o P2 do Público de 6 de Março (as minhas leituras vão um bocado atrasadas...) e no meio de um artigo do José Mattoso sobre "uma ideia para Portugal" estavam uns quantos poemas sobre este desencanto tão típico dos portugueses que mistura saudade, emoção e amor.

Portugal: questão que eu tenho comigo mesmo...
meu remorso
meu remorso de todos nós
Alexandre O'Neill

O país que tinha já de si pequeno
Fizeram-no pequeno para mim
Os donos das pessoas e das terras
Os vendilhões das almas no templo do mundo
Ruy Belo

Portugal
País defunto talvez unto para nações vivas
Portugal meu país de desistentes
Ruy Belo

Meu país desgraçado!
Por que fatal engano?
Que malévolos crimes
Teus direitos de berço violaram?
Sebastião da Gama

Este país te mata lentamente.
País que tu chamaste e não responde.
País que tu nomeias e não nasce.
Sophia de Mello Breyner Andresen

Pátria magra - meu corpo figurado
Meu pobre Portugal de pele e osso!
Nada na tua imagem se alterou:
A casca e o caroço
Dum sonho que mirrou.
Miguel Torga

Sem comentários:

Enviar um comentário