25 agosto 2010
Na China tudo é em grande
Obras em auto-estrada chinesa causam fila que só deve acabar em Setembro
Obras numa auto-estrada nos arredores de Pequim estão a provocar há dez dias consecutivos um engarrafamento de proporções inéditas, com as autoridades chinesas a admitirem já que o tráfego só estará normalizado em Setembro.
A fila de trânsito já atingiu os 100 quilómetros e os carros apanhados no meio deste mega engarrafamento só conseguem andar cerca de um quilómetro por dia, segundo explicou o director da divisão de trânsito da cidade de Zhangjiakou, Zhang Minghai.
As obras na auto-estrada que liga Pequim a Zhangjiakou, na província de Hebei, no leste da China, começaram a 14 de Agosto.
A via é conhecida pelos frequentes congestionamentos, especialmente depois da descoberta de reservas de carvão na zona interior da Mongólia, de acordo com o mesmo responsável, que acrescentou que o volume de tráfego tem vindo a aumentar 40% anualmente.
Para passar as longas horas de espera, os condutores dos carros, cuja maioria regressava a Pequim, fazem pequenas caminhadas, dormem ou jogam cartas ou xadrez.
O engarrafamento também se transformou numa oportunidade de negócio para os habitantes locais. Com a ajuda de bicicletas, de forma a contornar os carros parados, os vendedores de ocasião começaram a comercializar pequenas refeições aos condutores.
As obras na auto-estrada "não estarão concluídas até 17 de Setembro", afirmou Zhang Minghai, preferindo não avançar com previsões concretas para o fim do congestionamento.
10 agosto 2010
Arenal de Moris

A tecnologia permite destas coisas: estou neste momento deitado na toalha depois de um refrescante banho na praia da foto. Chama-se Arenal de Moris e está a uns 45km de Gijón. Tem os seus ares de Portinho da Arrábida, com muito menos gente e com a água surpreendentemente mais quente (ou menos fria, se preferirem...).
Ter um dia de sol destes nas Asturias é para agradecer e as praias que vimos hoje merecem a viagem.
09 agosto 2010
Férias
Até ontem era como se fosse um fim-de-semana mais em Gijón, por isso hoje é o verdadeiro dia em que se tem aquele prazer de acordar de manhã e não ter de ir trabalhar.
Confesso que ainda acordei meio sobresaltado a pensar que o despertador não tinha funcionado e que ia chegar tarde, mas depois quando me dei conta que agora tenho duas semanas assim, dei meia volta na cama e voltei a dormir com um sorriso na cara...
01 agosto 2010
Mudanças
Escrevo desde Gijón ainda meio sonolento na cama. Posso finalmente dizer que é Domingo e que as mudanças mais terriveis da minha vida já terminaram... Foi um festim de carregar, embalar, desmontar, conduzir, subir, descer, de caixas e de móveis que me retirou toda a vontade de comprar o que quer que seja para a casa. Já avisei a Ana que a partir de agora todos os meus presentes ou compras serão bens pereciveis...
Foi louco e cansativo fazer uma mudança dois em um. Da casa de Madrid sairam as coisas para a nova casa de Madrid e para a casa de Gijón e o mais impressionante é que de uma casa de 70 m2 conseguimos encher duas que têm 115m2 cada!